RELIGIÃO

Traço marcante na historia de Pinheiros, a religião se faz presente de forma intensa no bairro

A igreja do Calvário



Igreja do Calvário vista de uma da torres da parte lateral .

Em 5 de agosto de 1923, foi publicada na revista “O Calvário” a planta da igreja iniciando a campanha para arrecadação de fundos para aquisição de materiais para sua construção.

Em menos de dois anos sua nave principal já estava pronta. No dia 3 de janeiro de 1926, data de aniversário natalício de São Paulo da Cruz, foi inaugurada oficialmente e celebrado o primeiro ato litúrgico.


A partir daí, as obras de acabamento interno continuaram vagarosamente até sua inauguração definitiva em 19 de maio de 1930. O altar mor, em estilo romano barroco foi projetado por Benedito Calixto de Jesus Neto e sagrado por Dom José Gaspar em 6 de julho de 1940.

O Campanário

A Igreja do Calvário teve o iníco de sua construção em 1935. Sua torre lateral para o campanário consumiu dois anos para ser construída. Finalmente foi festivamente inaugurada em 19 de dezembro de 1937. O carrilhão de sinos, fundidos na cidade de Curitiba, foi sagrado em 20 de agosto de 1939.

O sino mais pesado - dó maior - com 1.731 quilos, foi dedicado a Jesus Crucificado, o segundo - fá maior - pesando 759 quilos, recebeu o nome de Mater Dolorosa, o terceiro, pesando 478 quilos, foi dedicado a São Paulo da Cruz, o quarto sino - lá maior - com 350 quilos foi dedicado a São José e o quinto, com 188 quilos, em homenagem a Santa Gema Galgani. Portanto o peso total de sinos de cobre ultrapassa 3.500 quilos. Eram acionados mecanicamente, isto é, no braço e a partir de 1981 passaram a ser acionados eletronicamente.

O Convento
Fundada por Maria Madalena Frescobaldi Capponi, em 1815, o convento irmas passionistas é uma Congregação de Direito Pontifício, aprovada com decreto de louvor por Pio XI e depois por Pio XII, no dia 21 de março de 1939, e até os dias de hoje prestas serviços solidários aos mais necessitados.